Pará Musical
Publicidade texto
Radar Pará  

Emufpa é destaque em fórum internacional

Atividades da Escola de Música da UFPA tiveram grande repercussão

Elielton Amador* Fotos: Divulgação
 
A Orquestra de Violoncelistas teve a participação de Gabriella Florenzano e Joelma Klaudia

 

Mais de 40 alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) participaram do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2012 em Florianópolis (SC). Além de duas festejadas apresentações musicais feitas por projetos da Emufpa, trabalhos e comunicações científicas mostraram como a viagem foi produtiva para a instituição.

A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, coordenada pelo Prof. Doutor Áureo de Freitas, formada exclusivamente por alunos adolescentes da Emufpa, apresentou duas vezes seu repertório que mistura rock, música erudita e temas regionais. A primeira dessas apresentações foi reportada pelo site do evento como “eletrizante” em uma matéria publicada no mesmo dia da apresentação. “Maravilhoso, são muito talentosos”, elogiou Acsa Santos de Souza, estudante do curso técnico em Secretariado Escolar do Instituto Federal de Brasília (IFB) presente ao evento. “Foi um sucesso”, resume Áureo.

Outra apresentação musical que chamou atenção foi a da Sam Band, uma banda ao estilo tradicional do jazz americano, mas que além de temas brasileiros toca músicas de autores paraenses. A apresentação Pará In Concert levou ao palco, além dos 20 instrumentistas tradicionais, dois curimbós –  os tambores que compõe a identidade tradicional do carimbó.  O grupo encerrou seu show com uma versão animada de “Uirapuru”, de Waldemar Henrique, e botou uma comitiva de paraenses de outras escolas e grupos culturais para dançar junto com os sulistas.

Para o regente Elienay Carvalho, coordenador do projeto, foi muito importante para os alunos viverem essa experiência em outro estado. “A Sam Band é um projeto didático que serve para dar ao aluno do curso técnico de música e instrumento o exercício da prática musical em uma big band de verdade. Nesse sentido, foi muito bom para eles terem a experiência de um show dessa proporção e o contato com outros músicos do Brasil”, explicou o professor, que ensaiou dois meses com uma turma nova para essa apresentação.

O sucesso da Sam Band foi tanto que uma produtora local de Florianópolis ficou interessada em agenciar o grupo. Também chamou a atenção de grupos musicais de outros estados. “Antes do nosso concerto tivemos a oportunidade de apreciar vários outros grupos, mas nos chamou atenção especial o trabalho realizado pela Sam Band. Foi importante o contato com esse grupo, pois no nosso projeto temos a previsão para o próximo semestre em montar uma big band com alunos de música do IFG”, disse o professor Marcelo Eterno, coordenador do curso de instrumento musical do Instituto Federal de Goiás, onde também é regente de um grupo sinfônico.

A cantora Tania Meyer ladeada por Isac e Elienay

Além da participação musical desses dois grupos citados acima, a Emufpa colaborou com a composição do jingle oficial do evento, que foi arranjado pelo professor Elienay, com a colaboração do pianista Isac Almeida, Coordenador de Ensino da Emufpa. O jingle foi executado pela Sam Band com a interpretação da cantora Tania Meyer, que é natural de Florianópolis. “A produção da Emufpa esteve muito bem representada nos cinco dias do II FMEPT. Foram quatro ações muito bem sucedidas, em que além de colaborar com o debate científico nós ajudamos a divulgar a música paraense”, explica Isac.

Trabalhos  - Já o professor Alexandre Contente, por sua vez, foi um dos poucos a levantar no Fórum a questão das problemáticas relacionadas ao ensino profissional de música em escolas que resguardam histórica tradição de formação conservatorial, como é o caso da Emufpa. “Questões de mercado, de empreendedorismo e outras ainda são praticamente ignoradas em eventos como esse. A música ainda é vista como a cereja do bolo, um entretenimento para preencher os espaços entre uma palestra e outra”, alertou.

O posicionamento crítico de Alexandre Contente também posicionou o Pará na linha de frente dos debates a respeito de currículo e de conteúdo de ensino em escolas de formação profissional em música. Seu trabalho tem o título de "Problemáticas da formação de músicos na Educação Profissional e Tecnológica". “Nós, da Emufpa, estamos realizando um grupo de estudos há alguns meses entre os professores da Escola para debater essas questões”, contou.

Além desse trabalho, o professor Áureo de Freitas, que coordena o Cordas da Amazônia, projeto de inclusão social que trabalha com estudantes com dificuldade de aprendizagem no ensino da música, apresentou comunicações científicas nessa área, em parceria com a professora Thais Carneiro e as pesquisadoras Tarsilla Rodrigues, Suene Ferreira e Letícia Silva. O nome do trabalho é "Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem: alunos com autismo, déficit de atenção, dislexia e alunos em situação de risco".

“Tivemos uma boa receptividade nos nossos trabalhos. Havia muitas pessoas da área e todas ficaram muito atentas aos resultados. Apontaram pontos bem sucedidos e caminhos que podemos seguir”, disse Suene Ferreira, que trabalhou com o professor Áureo em uma das etapas da pesquisa.

Alexandre Contente no debate

Além desses trabalhos, a professora Adriana Couceiro, vice-presidente da Emufpa, apresentou um painel sobre a "Produção Cultural de uma Universidade Multicampi". “Nesse trabalho apresentei alguns aspectos da formação e produção artística realizada pelos professores e alunos das escolas técnicas de arte nos municípios atendidos pela UFPA. Procurei também reforçar a correlação entre o fazer artístico (técnico) e as possibilidades do mercado profissional e tecnológico, uma das temáticas bastante discutidas durante o Fórum”, avalia Adriana.

“Acredito que a participação no Fórum ampliou os horizontes dos alunos e professores que participaram e os motiva a dar continuidade nos trabalhos, com novas perspectivas e novos conhecimentos e experiências adquiridas durante esse avento”, avalia Isac Almeida.

Já Adriana Couceiro, vice-diretora da Emufpa, diz que a participação foi fundamental para marcar território da música nas discussões nacionais e internacionais sobre educação profissional e tecnológica. “São apenas 24 escolas técnicas vinculadas a universidades fe3derais em todo o país, e apenas três tem cursos de música. Nós já temos um peso político muito pequeno então temos que batalhar esse espaço”, concluiu. A participação da Emufpa no II FMEPT contou com o apoio do Ministério da Educação (Mec). 

 

*Publicado originalmente no blog da Emufpa

14 de junho, 2012 - 22h52
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (16):

RobertdromI

Самая ивестная доска объявлений подробности здесь доска объявлений статьи

BitcoinplaYLal

Pros of EXMO: There is an online support, enough operational There is a possibility of replenishment in USD RUB UAH PLN cards with a visa and a master card. The possibility of trading in a pair USD / BTC / XMR / DASH and so on Not a large commission for conducting operations Non-mandatory verification Quick withdrawal of funds A large number of payment systems for replenishment (Perfect Money, CryptoCapital, OKPAY, Neteller, Debit / Credit CardPayeer, Payza, Money Polo, AdvCash, Wire Transfer) EX-CODE is very convenient for inputting output to the stock exchange. Issue your own coin EXMO coin Registration + bonus to account - exchange rate bitcoin @bitcoinplay

Justinlic

GeorgeNar

lamstoresekay

LamStore.ru -

XyhPFIGuNCUIExj

tEYrVG mwhihlruovij, [url=http://lkztncfaqtnn.com/]lkztncfaqtnn[/url], [link=http://tfbywestkbon.com/]tfbywestkbon[/link], http://lglkdjkkpxfp.com/

3sHs5iyJ

If not for your writing this topic could be very covunloted and oblique. http://smcuccdhdch.com [url=http://wwmpixak.com]wwmpixak[/url] [link=http://ordmwqzq.com]ordmwqzq[/link]

3sHs5iyJ

If not for your writing this topic could be very covunloted and oblique. http://smcuccdhdch.com [url=http://wwmpixak.com]wwmpixak[/url] [link=http://ordmwqzq.com]ordmwqzq[/link]

3sHs5iyJ

If not for your writing this topic could be very covunloted and oblique. http://smcuccdhdch.com [url=http://wwmpixak.com]wwmpixak[/url] [link=http://ordmwqzq.com]ordmwqzq[/link]

YSpPGctWQv

Just cause it's simple doesn't mean it's not super helfpul.

YSpPGctWQv

Just cause it's simple doesn't mean it's not super helfpul.

YSpPGctWQv

Just cause it's simple doesn't mean it's not super helfpul.

dc4Qas7FmLLy

I'm shkoced that I found this info so easily.

dc4Qas7FmLLy

I'm shkoced that I found this info so easily.

dc4Qas7FmLLy

I'm shkoced that I found this info so easily.

Cristina

Parabéns à toda equipe de professores, músicos, pesquisadores que abrilhantaram o Fórum com as produções artísticas e científicas paraense.


contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem