Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Pinduca encerra Festival Cultura de Verão

Cantor considerado o Rei do Carimbó apresentará seu show com a música regional no Píer das Onze Janelas

Por Márcia carvalho da Agência Pará de Notícias*
Pinduca é a grande atração do último dia do Festival de Verão

“Um show muito animado, muito alegre, um show de verão!”, diz Pinduca, sobre a apresentação desta quarta-feira, 25, que acontece no Píer das Onze Janelas, encerrando a programação do 6º Festival Cultura de Verão em Belém. O eterno Rei do Carimbó aproveita a oportunidade para fazer o lançamento de seu mais novo álbum, “Disco Caseiro”, somente com música inéditas. O repertório é basicamente de carimbó e todas as músicas foram compostas pelo próprio artista. “É tudo novo”, antecipa.

A noite vai ser mesmo de carimbó. Abrindo a programação musical está o grupo Raiz de Cafezal, criado em 2004 pelo músico e produtor Cláudio Albuquerque, com o objetivo de preservar o toque tradicional do curimbó herdado pelos mestres da Vila de Cafezal, no interior do Estado. Os instrumentos percussivos são produzidos de forma artesanal pelos integrantes do grupo.

O universo dos vendedores de rua está no show do grupo Quaderna, segunda atração musical do Píer. O mais recente trabalho deles é resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP), concedida no ano passado. “Antigamente a música tinha muita influência desses trabalhadores. Mas com as mudanças na configuração urbana, essa influência foi se tornando cada vez mais rara. No entanto, alguns ainda resistem”, explica Allan Carvalho, um dos integrantes do Quaderna.

O show mostra ao público composições inspiradas neste universo e que estarão no novo disco do grupo, que deve ser lançado até 2013. O Quaderna também traz de volta canções de seu disco de estreia, produzido em 2006 a partir de uma pesquisa sobre a influência da música nordestina na Amazônia. Integram o grupo os músicos Sílvio Barbosa (flauta e sax), Ziza Padilha (guitarra), Bruno Mendes (bateria), Abel Oliveira (contrabaixo) e Cincinato Jr. (voz). Allan Carvalho faz voz e violão.

Audiovisual - Antes dos shows no Píer das Onze Janelas, o público poderá prestigiar a projeção de três episódios do programa Catalendas, produzido pela TV Cultura do Pará e In Bust Teatro com Bonecos, e ainda os curtas de animação “Admirimiriti” e “Nossa Senhora dos Miritis”, de Andrei Miralha.

Teatro - No Espaço Cuíra o espetáculo “Pró-Ensaio Geral”, do Bando de Atores Independentes (BAI), encerra a programação teatral do festival. O espetáculo mistura comédia, drama, pastelão e escracho para contar a história de Científica, mãe de Divina, uma transexual que deseja realizar um sonho: ser atriz e montar um grande espetáculo. Divina, que perdeu o pai aos seis anos e foi criada pela mãe, é hoje uma artista da noite, que faz dublagens de grandes divas da música.

A peça tem direção de Vandiléia Foro e traz no elenco Maurício Franco, Malu Rabelo e Sandra Perlin. A dramaturgia é de Maurício Franco e Sandra Perlin. Figurino de Maurício Franco, iluminação de Malu Rabelo, sonoplastia de O Bando e produção de Rafael Couto.

 

NA REDE:

Confira fotos de outros dias do Festival de Verão no Píer no Facebook do Pará Música 

 

SERVIÇO:

6º Festival Cultura de Verão. Shows de Raiz de Cafezal, Quaderna e Pinduca, no Píer das Onze Janelas, a partir de 20h.

Antes haverá exibição de episódios do Catalendas e dos curtas de animação “Admirimiriti” e “Nossa Senhora dos Miritis”, de Andrei Miralha. No Espaço Cuíra (Rua Riachuelo, esquina da 1o de Março), às 19h, espetáculo “Pró-Ensaio Geral”, do Bando de Atores Independentes (BAI). Entrada franca.

Realização: Cultura Rede de Comunicação.

 

*Publicado Originalmente em Agencia Pará 

25 de julho, 2012 - 10h54
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem