Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Terruá Pará estreia em Belém

Nesta edição, o espetáculo vai reunir artistas da primeira e da segunda leva

Por Márcia Carvalho Foto: Eunice Pinto*
Lia Sophia e Solano estão nessa nova versão o espetáculo

 

O público paraense será o primeiro a prestigiar o Terruá Pará em 2012. O show, que vai reunir artistas que participaram das duas edições anteriores, fará sua estreia em Belém, no palco do Theatro da Paz, no próximo mês de agosto. A partir de setembro acontecem as apresentações fora do Estado, para o público de São Paulo e do Rio de Janeiro, em data ainda a ser divulgada.

Realizado pela Rede Cultura de Comunicação e Secretaria de Estado de Comunicação, o Terruá Pará integra a política pública do Governo do Estado de difusão e circulação da música paraense. A edição deste ano marca o lançamento dos CDs e DVDs das edições anteriores, realizadas em 2006 e 2011, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

As duas edições do Terruá Pará reuniram 99 artistas de diversos gêneros musicais, da lambada ao carimbó, da guitarrada ao eletromelody, numa fusão de ritmos originais e dançantes. “Nesta edição o público vai encontrar um pouco do primeiro e do segundo show, e ao mesmo tempo se surpreender com um espetáculo repaginado. E quem não viu as outras edições vai poder conferir uma mistura do que já foi apresentado”, explica Adelaide Oliveira, presidente da Rede Cultura de Comunicação.

As apresentações no eixo Rio/São Paulo estavam previstas para o período entre o final de junho e o início de julho, mas foi necessário mudar o calendário em função do prazo necessário para a fabricação e montagem dos produtos. Mesmo com a mudança de datas, os ensaios continuam a todo vapor no Estúdio Edgar Proença, da Rádio Cultura, e em breve será lançado o novo site do Terruá Pará, com todas as informações sobre a edição deste ano.

Criado em 2006 e retomado em 2011, o Terruá Pará deu enorme visibilidade à música paraense, sendo indicado ao Prêmio Bravo! de Cultura no ano passado. A atual projeção da música paraense no cenário nacional mostra que o projeto está no caminho certo. “Um show com excelência na produção, artistas de altíssimo nível e de várias sonoridades, levando parte do que é produzido aqui. Isso encanta qualquer plateia, não importa que seja um crítico ou só um apaixonado por música”, observa Adelaide. “Nossa intenção é celebrar essa música brasileira feita no Pará, uma música que não fica devendo nada a lugar nenhum. O Terruá faz a música paraense circular e atrai cada vez mais olhares pra nós”.

Quem participa

Carimbó, guitarrada, tecnobrega, eletromelody, lambada, merengue, música erudita. O leque de ritmos do Terruá Pará exibe a riqueza de sonoridades que só se encontra no Pará. Participam do show Sebastião Tapajós, Trio Manari, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Paulo André Barata, Pio Lobato, Mestre Vieira, Dona Onete, Toni Soares, Luê Soares, Almirzinho Gabriel, Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Nilson Chaves, Lia Sophia, Mestre Solano, Mestre Curica, Manezinho do Sax, Pantoja, Aldo Sena, Gang do Eletro, Mestre Laurentino, Edilson Morenno e Gaby Amarantos.

 

Originalmente publicado na Agência Pará

06 de junho, 2012 - 06h10
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem