Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Ronaldo Silva encontra Allan Carvalho

O show Rio do Mundo acontece hoje e dia 30 de março no Sesc Boulevard, às 19 horas e com entrada franca

Por Redação Foto: Divulgação
Ronaldo Silva e Allan Carvalho são como dois rios

O trabalho musical dos compositores paraenses Ronaldo Silva e Allan Carvalho, embora projetados em tempos e cenas diferentes, hoje se encontra de forma espontânea, como o curso dos rios, que se transformam em uma única água rumo ao mar. Pelo caminho andam trazendo e levando notícias a partir das vivências com esses mundos e pessoas, espalhadas pela terra, por onde habitam as águas. O resultado desse navegar deu origem ao projeto Rios do Mundo, que terá desembarque nos próximos dias 23 e 30 de março, a partir de 19h, no SESC Boulevard, com entrada franca.

Na bagagem, a poética e a sonoridade diversa construída a partir do olhar sobre as paisagens. Assim, o show traz para o público o carimbó, o merengue, a marzurca, o marabaixo, a folia e outras loas, que serão acompanhadas pelos músicos Bruno Mendes (percussão), Rubens Stanislaw (baixo) e Marcelo Fernandes (guitarra), todos tripulantes cúmplices dessa nau.

O projeto Rios do Mundo, que dá nome ao show, lança - de forma independente - os dois primeiros registros de canções criadas pela dupla e de outros parceiros. Um é o CD-Cartilha “Boi Malhadinho”, que homenageia esse brinquedo popular da passagem Pedreirinha, no Guamá. O outro, no mesmo modelo, é o “Bandeira de Ouro”. Ambos vêm com o registro musical todo em partituras, algumas delas com arranjos para corais, feitos pelo músico Fábio Cavalcante. “É uma forma de proporcionar às pessoas um maior aproveitamento de nossa produção, podendo servir de ferramenta musical educativa”, diz Ronaldo Silva. A parceria segue rumo a outros trabalhos, a serem divulgados ainda este ano.

Ronaldo Silva é considerado um dos mais importantes compositores amazônicos. Tem dois CDs em carreira solo, o “Via Norte” e “Faróis”, além dos sete discos produzidos pela banda Arraial do Pavulagem, onde é fundador. Sua obra também já foi registrada na voz de vários intérpretes, como Jane Duboc, Nilson Chaves, Pedrinho Cavalero, Cabinho, Maria Lídia etc. e, mais recentemente, Gabi Amarantos. Allan Carvalho é da nova geração de compositores. Em breve lança, também pelo selo Rios do Mundo, seu primeiro disco solo. Tem sua obra registrada no CD do seu grupo Quaderna, disco que teve grande aceitação de público e crítica. Além disso, seu trabalho musical passeia pelos documentários da série “Barcos da Amazônia” (de Chico Carneiro), em trilhas para teatro e nos CDs de Fábio Cavalcante, Eduardo Dias, Rafael Barros, João Paulo Tubarão e do grupo Curimbó de Bolso.

“Rios do Mundo”, segundo Allan Carvalho, “porque a água navega em todos nós, é vida, traz e leva novidades, permite o encontro e a celebração de povos e eras. Assim, as obras deste projeto estão declaradamente invadidas por essas águas, traduzem o navegar e o legado que os rios do mundo deixaram na gente”.

 

SERVIÇO:

Show Rios do Mundo, dias 23 e 30 de março, a partir de 19h, no SESC Boulevard. Entrada Franca. Maiores informações: allan_oak@hotmail.com e pelos fones (91) 8120-6634 ou (91) 9607-9057.

 

23 de março, 2012 - 13h36
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem