Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Waldemar Henrique em especial de TV

Espetáculo foi filmado pela TV Cultura em fevereiro no aniversário do Theatro da Paz e do maestro paraense

Por Ronaldo Quadros/Funtelpa Fotos: Eliseu Dias/Agencia Pará
Carmen Monarcha e Charme do Choro cantam em homenagem a Waldemar Henrique

 

O espetáculo que homenageou os 134 anos do Theatro da Paz e 107 anos do maestro Waldemar Henrique, em fevereiro, foi gravado pela TV Cultura do Pará e transformado em um especial que será exibido neste domingo, 25, às 18h30. No espetáculo, as cantoras líricas Carmen Monarcha, Patrícia Oliveira e a pianista Ana Maria Adade, juntamente com o Grupo Charme do Choro, interpretam canções clássicas e raras do maestro Waldemar Henrique.

Dentre os pontos altos do espetáculo, destaque para as interpretações de “Tambatajá”, “Boi-Bumbá, “O Boto”, “Há de acabar um dia o nosso amor”, “Uirapuru” e “Minha Terra”. Ao final do espetáculo as cantoras dançaram ao som de “Folia”, que uniu as vozes líricas com o instrumental do Charme do Choro e as participações especiais de Emílio Mininéa (surdo) e Bruno Mendes (caixa clara).

Tanto o Theatro da Paz quanto o maestro Waldemar Henrique são dois importantes nomes da cultura paraense. No dia 16 de fevereiro de 1878 o Theatro foi aberto ao público com o drama “As Duas Órfãs”, de Adolphe d’Ennery. Ao lado do Theatro Municipal de São Paulo, Rio de Janeiro e de Manaus, o Da Paz é considerado uma das casas mais importantes e imponentes do país.

Alguns anos mais tarde, em 1905, nasceu o maestro Waldemar Henrique, um dos diretores do imponente Theatro da Paz. O compositor viveu a infância em Portugal e passou a dedicar-se à música quando voltou ao Brasil. Estudou no Conservatório Carlos Gomes e é um dos grandes nomes da música erudita brasileira. Entre suas obras estão “Minha Terra”, “Tamba tajá” e “Uirapuru”. O maestro faleceu em 1995, vítima de câncer.

SERVIÇO:

Especial Theatro da Paz e Maestro Waldemar Henrique na TV Cultura

Exibição: domingo, 25, às 18h30

Horário alternativo: sábado, 31, às 18h

 

*Publicado originalmente na Agência Pará 

 

23 de março, 2012 - 04h53
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem