Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Retaliatory: 22 anos de thrash metal

Show comemorativo acontecerá no próximo domingo, 5, e terá jam session com antigos membros da banda

Por Redação
Retaliatory é uma das veteranas do rock extremo paraense

No próximo domingo, 5,  a banda de thrash metal paraense Retaliatory fará um show comemorativo aos seus 22 anos. O evento acontecerá no Scorpions Rock Bar e terá como banda de abertura a Thunder Spell e Heresy. O grupo promete ainda um jam session com os membros da primeira formação, Lucio Faceball e Everaldo, respectivamente antigos baterista e vocalista. O show começa às 18h, e às 21h o Retaliatory sobe no palco para não deixar pedra sobre pedra.

A Retaliatory emergiu na cena paraense em 1990 com sua sonoridade fundada no thrash e no death metal, estilos musicais ainda mais agressivos e extremos que o heavy metal, tendo por principais influências as bandas americanas Slayer e Death e a brasileira Sepultura. Assim como essas bandas, suas letras sempre abordaram temas sociais, políticos e filosóficos que, em meio a riffs pesados e velozes, formam a atmosfera sonora do grupo.

Os primeiros registros da banda foram a demo ensaio World in Coma (1991) e as demo tapes Sick in Pain (1992) e Marching to the Unknown (1994). Estes são registros que apresentam a banda em sua forma mais crua, pois as condições de gravação e produção aliadas aos riffs de guitarra rápidos não deixam outra impressão a não ser a de um bombardeio sonoro. Foi com esse material que o Retaliatory conquistou um respeitável lugar no cenário metaleiro paraense.

Apesar de certa instabilidade na formação do grupo, o Retaliatory sempre se manteve em atividade e lançou Ancient Glorious Death (2000), uma coletânea comemorativa pelos seus 10 anos de estrada.

Seis anos se passaram até o primeiro registro oficial do grupo, Retaliatory Attack, foi lançado em março de 2006 pelo selo brasiliense Kill Again Rec. Com uma produção acima da média, o debut da banda soa muito mais coeso e encorpado que as demos anteriores, todavia, a agressividade e a velocidade não diminuíram, muito ao contrário, o Retaliatory passou a soar ainda mais brutal. “Retaliatory Attack é exemplo do que são o thrash metal e o death metal em suas essências: não-conformismo, agressividade, velocidade e emoção”, afirma a banda em seu release.

Segundo o site Whiplash.net, o maior site especializado em Rock e Heavy Metal da América Latina, no seu álbum de estréia “os paraenses despejam seu furioso thrash/death Metal que os acompanha durante todos esses anos. Nada de modernismos nem modas, apenas o autêntico e velho thrash/death metal brasileiro feito sob medida para retalhar seus tímpanos!”. E ainda segundo a resenha do site: “vale para os fãs de Slayer que gostam de ouvir bandas nacionais com peso e energia, além de uma boa técnica”. Retaliatory Attack impulsionou o grupo para diversos shows pelo Norte e Nordeste do Brasil onde, dentre estes, cabe destaque para o festival Forcaos em Fortaleza/CE.

A partir de 2010 a banda passou por uma grande reformulação no seu line up que se deu com a chegada de Lendl Oliveira (Baixo), Eloy Barreto (Bateria) e o retorno de Luciano Arakati (Guitarra) que se juntaram aos veteranos Moita (Vocal) e Sppeto Alfaia (Guitarra). Em 2012 o Retaliatory está finalizando processo de composição do próximo álbum que promete a mesma pegada agressiva, furiosa e direta que marcam os seus 22 anos de história.

 

SERVIÇO:

Retaliatory - Show de aniversário de 22 anos

Data/Hora: domingo, 5 de fevereiro às 18h

Local: Scorpions Rock Bar (Avenida 16 de Novembro, n° 1000)

Show de abertura: Thunder Spell e Heresy (Pantera Cover)

Ingressos: R$ 7,00 até as 19h, após R$ 10,00

Contatos: www.myspace.com/retaliatory

03 de fevereiro, 2012 - 05h21
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem