Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Pará Música lança EP de Elder Effe

Sábado disco virtual estará a disposição dos internautas. Lançamento terá show no Ensaio Aberto

Por Gil Sóter Fotos: Moyses Wesley
 
Elder Effe lança novo EP pelo Pará Música
O próximo lançamento do selo Lado P, do Pará Música, será o EP “Sob medida”, do compositor castanhalense Elder Effe. O disco estará disponível no próximo dia 22, sábado, quando Elder também fará uma apresentação no projeto Ensaio Aberto do selo Na Music e Pro Rock, a partir das 17h. A banda Myttus fará o show de abertura.

“Sob medida” contém as primeiras três faixas do álbum “Crônicas do Bandido”, primeiro disco solo do cantor e compositor Elder Effe. Neste novo trabalho, Elder, que iniciou sua carreira há 13 anos com a banda castanhalense Super 8, acrescenta uma verve folk a seu já referencial pop e rock. Em canções leves e de grande beleza, predominam os arranjos com violão e piano, deixando as guitarras em segundo plano.

A sonoridade difere dos trabalhos autorais anteriores de Elder, que incluem cinco anos com a banda Suzana Flag, mais quatro com a Ataque Fantasma e a Johny Rockstar, onde as guitarras sempre estiveram saturadas e na frente dos demais instrumentos. “Aqui a intenção é ter som de madeira. Deixar as músicas o mais próximo possível de quando eu as componho”, explica.

O disco está sendo gravado desde o início do ano no estúdio Mamute Mix e tem produção de Ulysses Moreira. O trabalho deve ser concluído no início do ano que vem, com lançamento previsto para março de 2012. “É a primeira vez em que não sou co-produtor do trabalho. Aqui a palavra final é sempre do Ulysses e isso, definitivamente, interfere no resultado final do disco”, conta Elder, que também teve apoio da Rádio Cultua FM 93,7.

“Sob medida” traz, assim como sugere o título, uma amostra clara do que há de ser um dos melhores trabalhos nessa linha produzidos no Pará. Além das faixas título do novo single e a faixa título do álbum ainda inédito, o EP traz ainda a faixa “Video out”, que já é um dos hits da programação da Rádio Cultura FM.

Músico e compositor paraense, Elder Effe começou na música em 1998 com a banda Super 8, em Castanhal onde tocava principalmente covers de grupos de indie rock como Pixies e Tenage Fanclub. Dela surgiu a banda Suzana Flag, que ajudou a projetar o trabalho nacionalmente, através do disco “Fanzine” (2003) e de vários singles de sucesso como “Contraposto”, “Boas Novas” e “Os Dias”, entre outros.

Intenção é evidenciar a sonoridade acústica do violão

Em 2006, Elder deixou a Suzana Flag para montar o grupo Ataque Fantasma, com quem lançou dois EPs, Zero (2007) e Croma (2009), e atuar como baixista da banda Johny Rockstar, ao lado de quem lançou um EP ao vivo. Em 2007, Elder também gravou o disco “Canções de Bolso”, do grupo Telesonic.

Myttus - A banda Myttus, será a outra atração do Ensaio Aberto. Banda formada em meados de 2009, o grupo começou como um projeto de música autoral misturando influências que vão do pop ao metal e hardcore. A banda participou do CCAA Fest 2009 e 2010 e nos dois anos foi premiada com o terceiro lugar. Também participou de vários programas de TV, como Protótipo, da ORM Cabo, Navega etc.

O Ensaio Aberto é uma realização do selo Na Music e acontece há mais de 12 anos. Já passaram pelo projeto mais de 700 bandas e artistas. Atualmente ele é realizado com apoio da Associação Comunitária Paraense de Rock – Pro Rock, que vai transmitir o evento pela Pro Rock Web Radio.

Por sua vez, o portal Pará Música é uma realização da Pro Rock, patrocinada pelo programa Conexão Vivo, através da Lei Semear, de Incentivo à Cultura, do Governo do Pará, através da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O disco sai na seção Lado P, que também já lançou o disco "Café 2", do guitarrista Pio Lobato.

20 de outubro, 2011 - 12h53
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (1):

Berna

Aê! Estarei lá!! :)


contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem