Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

O big jazz da Zarabatana no Terruá

Banda liderada por Ziza Padilha, Cibelle Jemima e Dayse Addario mostra seus projetos e seus arranjos de orquestra

Por Elielton Amador e Vivianny Matos Fotos: Marivaldo Pascoal
 
Nada menos que 25 músicos compõem a Zarabatana Jazz Band em atividade

Um sonho que se tornou realidade. Desde que montou um grupo formado por seis integrantes há dez anos, o guitarrista Ziza Padilha sonhava com a possibilidade de executar seus temas instrumentais em arranjos grandiosos de orquestra. Foi com essa inspiração que ele montou a Zarabatana Jazz Band, a única big band paraense a tocar somente músicas autorais e ser mantida de forma totalmente independente. Enquanto outros grupos no mesmo formato, como a Amazônia Jazz Band e a SAM Band, são mantidas por instituições como a Escola de Música da UFPA e Conservatório Carlos Gomes, a ZJB é responsabilidade apenas de Ziza e seus 24 companheiros músicos.

Além dos 22 instrumentistas que acompanham o guitarrista, a esposa dele, a cantora Dayse Addario, também atua como solista. Cibelle Jemima, filha de Dayse, também coordena o grupo, atuando como regente. Trata-se, portanto, de um grande e sinergético trabalho em família. “A gente divide as responsabilidades e interage muito bem com os músicos que também são alguns parentes e amigos. É uma grande família mesmo”, explica Cibelle, que também dá aula de trilha sonora no recém criado curso de cinema da UFPA.

A inspiração para o jazz veio de artistas como Duke Ellington, Pat Metheny e Moacir Santos. Eles ocupam espaço nos players de Ziza assim como os estudos de harmonia de Arnold Schoenberg, Ian Guest e Almir Chediak ocupam sua estante e sua mesa de estudos. O formato veio de bandas nacionais clássicas como Orquestra Tabajara, Savana, Mantiqueira e SpokFrevo Orquestra. As influências são muitas. O estudo consome tanto tempo de Ziza quanto a produção no estúdio que ele mantém em casa, onde grava discos de parceiros e colegas da cena de música popular do Pará. Isso quando não está viajando para festivais e feiras.

Na correria de um dia a dia agitado, eles vão perpetuando o trabalho, afirmando identidades e sofisticadas propostas artísticas. Como a de resgatar, além da música autoral, o trabalho de grandes compositores paraenses de big bands, como Orlando Pereira e Guilherme Coutinho. É desse trabalho que Ziza puxou a canção “Curtição”, de Coutinho, imortalizada na voz de Walter Bandeira nos anos 1990 e recentemente regravada por Olivar Barreto. A música faz parte do repertório que o grupo apresentará no próximo dia 16 de julho na Mostra Terruá Pará. “Acho que quem ganha é a música, com as várias leituras possíveis de clássicos como ‘Curtição’. O Olivar deu uma roupagem mais pop e a gente vai imprimir um arranjo mais clássico. Eu fico muito a vontade porque é uma canção que tocamos juntos há tempos”, diz Dayse Addario.

Família unida: Cibelle, Ziza e Dayse à frenta da Zarabatana

Projetos – Dayse e Ziza são empreendedores que se dedicam há décadas ao trabalho musical e à produção cultural, realizando mais de uma dezena de projetos bem-sucedidos, patrocinados através de leis de incentivo como a Semear, do Governo do Estado. Foi assim que o grupo pode se transformar de uma banda de jazz tradicional para uma big band, possibilitando inclusive gerar renda e emprego para muito mais músicos.

Atualmente, o grupo busca patrocínio para o projeto “Melodia das Chuvas - Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band”, que consiste na gravação de um CD e na realização de oficinas de música em cidades como Belém, Bragança, Capanema, Abaetetuba e Castanhal. “Pretendemos mostrar nosso trabalho e dividir com o público do interior do estado um pouco do conhecimento e da arte que a gente vem desenvolvendo há mais de duas décadas”, explica Ziza Padilha.

Haverá oficinas de técnica vocal, de como tocar em grupo, de improvisação e de instrumentos como saxofone e trombone. Ao final das oficinas os resultados serão mostrados em shows com os alunos inscritos e com músicos e mestres regionais de cada cidade por onde o projeto passar. Dessa forma, a ZJB pretende compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de trabalho e a experiência de atuar com a formação de big band, além de valorizar os músicos locais.

Em maio deste ano, o projeto foi aprovado na Lei Semear e recebeu a carta de incentivo. A Zarabatana Jazz Band tem um ano para captar recursos e executar o projeto. “Estamos nessa fase de captação, apresentando o projeto para as empresas, que, no momento, estão avaliando a nossa proposta. Ainda não temos um patrocinador, mas temos certeza que vamos encontrar uma empresa disposta a promover a cultura pelo estado do Pará”, acredita Dayse, dando a deixa para os interessados.

Além da Zarabatana Jazz Band, se apresentarão no Terruá Pará na próxima terça-feira, os artistas Camila Honda, Sônia Nascimento, Manezinho do Sax e Manoel Cordeiro. Os shows começam a partir das 20h e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados no dia da apresentação a partir das 18h. Limite sujeito à lotação do teatro.

SERVIÇO:

Show da Zarabatana Jazz Band na Mostra Terruá Pará

Dia 16 de julho às 20h.

NA REDE:

facebook.com/zarabatanajazzband

 

15 de julho, 2013 - 04h48
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (3):

LorkGlory

thesis editing services best thesis topics apa format dissertation thesis order cheap dissertation help psychology thesis topics history dissertation topics education dissertation topics dissertation help buy a thesis thesis editing service thesis proofreading service phd topic write my dissertation uk thesis format dissertation writing help service dissertation proposal example dissertation sample pdf cheap dissertation writing dissertation topics in psychology phd thesis writing service uk dissertation examples in education how to write a dissertation introduction thesis topics thesis tutor dissertation formatting service sample dissertation papers dissertation abstract example dissertation writing help service how to write a doctoral proposal dissertation writing service how to write a phd dissertation dissertation format thesis editing services uk dissertation correction service marketing dissertation topics what is a phd dissertation buy phd how to publish phd thesis best topics for dissertation thesis writing services dissertation prospectus template custom essay writing service

zarabatana jazz band

Belissima materia, obrigadasso!

Dayse Addario

Obrigada pela matéria, Nicolau. Show de bola!


contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem