Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Festival comemora aniversário de Belém

Ver-o-Peso da Nossa Música traz shows de Lia Sopia, Dona Onete, Mestre Solano e Arraial do Pavulagem

Por Raissa Lennon Foto: Luiz Braga (Lia Sophia) e divulgação
 
Lia Sophia é uma das principais atrações do festival da MM Produções

O Ver-o- Peso não é apenas um mercado a céu aberto, representa também um dos maiores cartões postais e um patrimônio cultural precioso da cidade de Belém. É a partir desse símbolo que o projeto Ver-o-Peso da Nossa Música homenageia os 395 anos de Belém comemorados no próximo sábado, dia 12 de janeiro.

A fim de trabalhar cultura e identidade, o festival que tem como patrocinador a Vale, e como realizadora a MM Produções, acontecerá nos dias 11 e 12 de janeiro, no Centur, com entrada franca. Nos dois dias de apresentação, serão seis atrações, com músicos consagrados e conhecidos da região. Entre eles, estão os artistas Lia Sophia, Arraial do Pavulagem, Dona Onete e Mestre Solano, além da big band e do grupo de percussão do programa Vale Música.

Os artistas escolhidos para participar do projeto representam a musicalidade do Pará que está fazendo sucesso por todo o país.  Dona Onete, por exemplo, vive uma fase intensa em sua carreira. Aos 73 anos, ela lança seu primeiro disco pela gravadora Ná Music chamado “Feitiço Caboclo”, que foi produzido pelo cantor e compositor Marco André e conta com participações de Mestre Vieira, Pio Lobato, Manoel Cordeiro, Gaby Amarantos, Luê Soares e Lia Sophia. Além disso, a cantora acaba de ser selecionada, através de edital da Funarte, para participar do "Espaço Brasil", dentro da programação do evento internacional "O ano do Brasil em Portugal", junto a mais de outros 90 artistas que devem se apresentar entre abril e junho deste ano em Lisboa.

Apresentando um “carimbó pop”, a cantora Lia Sophia também despontou nacionalmente. Cantora, compositora e instrumentista, nascida na Guiana Francesa e criada entre o Pará e o Amapá, ela traz na carreira três álbuns lançados: “Livre”, “Castelo de Luz” e “Amor Amor”. A música “Ai, Menina” virou hit e vem revelando o potencial de Lia Sophia para o Brasil. Na bagagem, ritmos como brega, carimbó, guitarrada e pop eletrônico. Em seu novo trabalho, que será lançado este ano com a produção musical de Carlos Eduardo Miranda, a cantora busca as raízes da música paraense.

O Arraial do Pavulagem também participa da festa

Sonoridades - Foi influenciado pela sonoridade das rádios caribenhas – que chegavam à cidade de Abaetetuba, interior do Pará, na década de 50 – que o instrumentista José Solano Melo começou a fazer música. Sua estreia aconteceu em 1953, tocando banjo no grupo Jazz Tupi, no qual permaneceu por dez anos. Com LPs e CDs lançados, ele soma já 16 discos gravados e agora se prepara para lançar em 2013 mais uma obra. Mestre Solano continua fazendo shows e voltou à mídia com a regravação de seu antigo sucesso “Americana” por Arnaldo Antunes.

Já o Arraial do Pavulagem, grupo criado em 1987, trabalha com a rítmica da música tradicional produzida na Amazônia brasileira. Tambores, guitarras, carimbós, bois-bumbás e retumbões se misturam e soam com música ancestral, mas, ao mesmo tempo, contemporânea e universal na forma apresentada pelo grupo Arraial do Pavulagem. Com composições próprias foram gravados sete CD’s, que são difundidos em apresentações musicais por todo o Brasil. Além do trabalho em palco, o grupo organiza os conhecidos Arrastões do Pavulagem, que atraem milhares de pessoas às ruas de Belém nos meses de fevereiro, junho e outubro e, desenvolve um projeto denominado Arraial do Saber – Educação cultural na Amazônia brasileira, ponto de cultura de Belém (PA).

 

SERVIÇO:

Festival “Ver-o-Peso da Nossa Música”. Dias 11 e 12 de janeiro, a partir das 19h, na Praça do Artista - Fundação Cultural Do Pará Tancredo Neves (CENTUR).  Entrada franca. Patrocínio: VALE. Realização: MM PRODUÇÕES. Apoio: Centur. Informações: (91) 8134-7719.

Programação:

Sexta-feira, 11 de janeiro

19h: Big Band Vale Música

19h45: Mestre Solano

20h30: Lia Sophia e Banda

Sábado:

19h: Grupo de Percussão Vale Música

19h45: Dona Onete

20h30: Arraial do Pavulagem

 

 

 

09 de janeiro, 2013 - 08h40
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem