Pará Musical
Publicidade texto
Notícias  

Toni Soares faz show em Bragança

Cantor comemora o glorioso santo padroeiro da Marujada em sua terra natal e anuncia nova tiragem do CD “Caminhando com São Benedito”

Por Redação Foto: Naiara Jinkinss
Toni Soares tocando no Terruá Pará

Após a temporada de apresentações em São Paulo pelo projeto Terruá Pará, o compositor Toni Soares se apresenta dia 25 de dezembro no palco da Marujada de Bragança, meia noite, na orla do Rio Caeté, na sua cidade natal. Antes, na mesma noite, ele fará uma apresentação especial no interior da igreja do Glorioso São Benedito ao lado de convidados da comunidade religiosa, como os padrea Aldo Fernandes, Gilsomar e Nelson Magalhães. “É uma cantoria de louvor a São Benedito como forma de agradecimento por tantas realizações na minha vida”, diz o músico.

Toni Soares foi integrante da formação original do Arraial do Pavulagem e lá permaneceu por 13 anos. Compôs em parceria com Ronaldo Silva, fundador do Pavulagem, os grandes sucessos dos shows e arrastões como “Batalhão das Estrelas”, “Estrela da Manhã”, “Barreira do Mar”, “Bordado de Estrela” e “Capitulador”, que integram o CD “Folias do Marajó”, seu último trabalho com o grupo.

Os projetos solo de Toni começaram paralelo ao Pavulagem, ainda em 1997, quando gravou seu primeiro CD “Glorioso Soul Benedito”. Depois vieram “Toni Soares ao Vivo no Estúdio”, “Cantorias do Livramento”; e os mais recentes “Tambores do Livramento” e “Caminhando com São Benedito”, seu quinto trabalho dedicado à Marujada de São Benedito de Bragança, manifestação da cultura popular do nordeste paraense. No total, são nove CDs, incluindo os gravados com o Arraial do Pavulagem.

O CD “Caminhando com São Benedito” é um projeto inspirado em toda a festividade de São Benedito, desde a saída das Comitivas até a culminância da festa no dia 26 com a procissão de São Benedito. “Eu chamo esse CD de trilha sonora da festividade de São Benedito, porque cada música tem uma relação com o que acontece dentro da festividade. Tem música para a saída das comitivas, para a chegada, para as esmolações nas praias, colônias e região dos campos, tem música para a Marujada, para São Benedito e uma faixa bônus que é a música Girândola de Nossa Senhora de Nazaré, em parceria com o poeta Guaracy Jr., que foi muito tocada por ocasião do Círio de Nazaré”, conta Toni relembrando os versos “Gira girândola de miriti eu tô ali /  cobra, tatu, pilão, vou dançando sem cair”.

O CD “Caminhando com São Benedito” foi lançado pelo selo NA Music, em 2011, com apoio do Governo do Estado, através da Lei Semear, e esgotou rapidíssimo. O show que Toni Soares fará em Bragança também é para celebrar a chegada da mais nova tiragem de dois mil exemplares do CD “Caminhando com São Benedito”. 

 “Caminhando com São Benedito” é um CD que emociona pelas músicas, pelas letras e, principalmente, se quem o escutar for bragantino e estiver distante da sua terra, com certeza vai levá-lo às lágrimas. “Tem retumbão, batuque das comitivas de santo, ladainha, xote e canções. O som da rabeca, instrumento peculiar da Marujada, tem lugar de destaque no disco, é executado pelo grupo Rabecas de Bragança”, conclui Toni Soares.

Toni Soares tocou na primeira edição do projeto Terruá Pará e voltou nesta terceira edição (2012) e já se prepara para gravar o sexto CD, a partir de março de 2013, com produção de Carlos Miranda e Cyz Zamorano, diretores do espetáculo Terruá Pará.

 

SERVIÇO:

Show com Toni Soares

Dia 25 de dezembro à meia noite

Orla do Rio Caeté em Bragança – Nordeste Paraense

Acesso Livre

23 de dezembro, 2012 - 06h38
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem