Pará Musical
Publicidade texto
Menu Musical  

Tambores e cordas da Amazônia

Unindo trimbes percussivos e muita fé em São Benedito, Toni Soares chega ao quinto disco solo e ao Terruá Pará (veja vídeo)

Por Redação Foto: Naiara Jinkins e Ana Flor (detalhe)
O cantor e compositor paraense mostrou seu som da floresta no Terruá Pará
 

Afastado dos palcos de Belém desde que passou a residir em Bragança, em 2007, o compositor e cantor Toni Soares voltou a fazer shows em 2011 depois dos lançamentos dos CDs “Tambores do Livramento” e “Caminhando com São Benedito”, ambos patrocinados através da Lei Semear, o segundo pelo projeto Conexão Vivo, ambos lançados no ano passado pelo selo Na Music.

Toni Soares foi integrante da formação original do Arraial do Pavulagem e lá permaneceu por 13 anos. Compôs em parceria com Ronaldo Silva, fundador do Pavulagem, os grandes sucessos dos shows e arrastões como “Estrela da Manhã”, “Barreira do Mar”, “Bordado de Estrela” e “Capitulador”, que integram o CD “Folias do Marajó”, seu último trabalho com o grupo.

Os projetos solo de Toni começaram paralelo ao Pavulagem, ainda em 1997, quando gravou seu primeiro CD “Glorioso Soul Benedito”. Depois vieram “Toni Soares ao Vivo no Estúdio”, “Cantorias do Livramento”; e os mais recentes “Tambores do Livramento” e “Caminhando com São Benedito”, seu quinto trabalho. Estes últimos são dedicados à Marujada de São Benedito de Bragança, manifestação da cultura popular do nordeste paraense.

No total, são nove CDs, incluindo os gravados com o Arraial do Pavulagem. “Tambores do Livramento” foi concluído em 2007, e permaneceu inédito em virtude da mudança de Belém para Bragança. Neste CD, Toni reúne músicos para colocar em prática momento de transição e experimentações musicais, resultados de novas timbragens sonoras.

“Esse disco foi um verdadeiro laboratório musical e psíquico onde pude experimentar várias timbragens de instrumentos diferentes, assim como meu emocional, muitas vezes pra baixo e raras vezes pra cima. Despejei tudo nesse disco, tristezas, alegrias, festejando minha nova parceria com Walter Freitas”, conta Toni.

Outra participação especial no CD foi do cantor e violoncelista carioca Lui Coimbra, músico que acompanha grandes nomes da música nacional como Ney Matogrosso, Alceu Valença, Zeca Baleiro e Ana Carolina. 

Detalhe da banjola de Toni Soares

“O Lui Coimbra veio pela internet. Depois de ouvir seu primeiro CD ‘Ouro e Sol’, percebi que seguíamos um caminho musical parecido, então mandei um e-mail pra ele perguntando se ele topava participar. A resposta veio rápida me pedindo pra mandar algumas músicas. A surpresa veio em seguida quando ele mandou arranjos de violoncelo para as músicas ‘Fora de Esquadro’ e ‘Meu Amor no Céu da Cidade’, e me deixou feliz da vida quando mandou também sua bela voz para as duas músicas”.

O CD “Tambores do Livramento” tem treze composições que contaram com a direção musical de Jacinto Kawage, arranjos de Luiz Pardal e Toni Soares, baixo de Príamo Brandão e Calibre, percussão do Trio Manari, e quase teve a voz do gaúcho Vitor Ramil, de passagem por Belém na época da gravação. “Aí já seria demais, né? Mas o bacana dessa história do Vitor é que ele ouviu todo o disco, queria cantar ‘Já Urrou’, mas a correria dos compromissos não deixou sobrar um tempo para o estúdio”.

“Caminhando com São Benedito” é um CD que emociona pelas músicas, pelas letras e, principalmente, se quem o escutar for bragantino e estiver distante da sua terra, com certeza vai levá-lo às lágrimas. Tem retumbão, batuque das comitivas de santo, ladainha, xote e canções. O som da rabeca, instrumento peculiar da Marujada, tem lugar de destaque no disco, é executado pelo grupo Rabecas de Bragança”, conclui Toni Soares.

Toni Soares tocou na primeira edição do projeto Terruá Pará e voltou nesta terceira edição (2012). Confira na tarja azul o álbum “Caminhando Com São Benedito” para audição e compra digital e abaixo confira a entrevista que o Pará Música fez com o artista nos bastidores do Terruá Pará. 

Incentive a produção musical do Pará. Compre este disco AQUI.
22 de agosto, 2012 - 12h52
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (1):

CpGBQszPwtV

Please keep thorniwg these posts up they help tons.


contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem