Pará Musical
Publicidade texto
Menu Musical  

Sob a influência do Tropicalismo

Grupo paraense mistura referências filosóficas, Modernismo, Tropicália e sonoridades da MPB

Por Elielton Amador Foto: Karina Paes
Bonsalvage e sua miscelânia musical voltam ao cenário musical paraense

Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. O vocalista da banda paraense Bonsalvage, João Cirilo, usou a máxima tropicalista de Glauber Rochar para executar o primeiro videoclipe do grupo, da música “O Fardo”. O resultado, apesar de caseiro, ficou interessante. Cirilo caminha pelas ruas com a câmera na mão, filmando apenas sua sombra e parte das pernas. Somam-se imagens da cidade e de apresentações da banda. A captação de imagem é de João Cirilo e de Karina Paes. Edição e direção são de Cirilo (assista ao final deste texto).

Segundo o release da banda, o nome Bonsalvage vem da expressão “Bom Selvagem”, do mito teorizado pelo filósofo Jean Jacques Rousseau (1712 -1778), que afirma que todo homem nasce bom e que a sociedade é a grande deturpadora de sua pureza e bondade, criado em contraposição ao que outros filósofos, como Thomas Hobbes (1588-1679), pregavam, contrariamente, de que todos os homens nascem maus e que a vida em sociedade é que os tornam bons.

“Partindo-se, entretanto, do princípio de que não existem sujeitos plenamente bons ou ruins, Bonsalvage (corruptela da expressão francesa “bon sauvage”), nem francês, nem português, nem tupy – selvagens, portanto – foi adotado para designar esta banda formada por músicos que se apropriam, mesclam e devoram influências diversas – assim como fizeram os primeiros habitantes das terras brasileiras e como fizeram alguns dos artistas brasileiros mais inventivos vinculados ao Modernismo no início do século XX e à Tropicália nos anos 1960-1970”, explica a banda que surgiu em 2005 mas andou um tempo sumida do cenário paraense.

Para quem pensou em Los Hermanos, sim, o grupo é também uma das influências da banda, mas ele também cita Beatles, Salif Keita, Os Mutantes, Bossa Nova, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Sérgio Sampaio, Los Hermanos, Legião Urbana, Chico Buarque, Radiohead e MPB.

A história da banda remonta ao ano de 2004, quando o compositor Teko Martins (voz e guitarra) se apresentou, juntamente com o amigo de infância Alexandre Brandão (guitarra) e a banda Manga City no Seminário Cultural da Amazônia, que é parte do Fórum Cultural Mundial. Eles foram acompanhados de Mauro Vaz (bateria) e Júnior Lobo (contrabaixo), músicos que tocam com o bluseiro outsider do bairro da Marambaia Buscapé Blues. Desta experiência nasceu a banda Bonsalvage, que teve na sua primeira formação os amigos Teko e Alexandre, executando suas composições juntamente com Otávio Albuquerque no contrabaixo e Júnior Dusik na Batera.

Depois de alguns anos parados a banda retornou as atividades em 2008, com o reforço do vocalista João Cirilo, que veio da banda Viridiana, e deu mais liberdade para Teko trabalhar nas guitarras. Outras mudanças trouxeram Guto Ribeiro (contrabaixo) e Alan Jorge (bateria), que vieram da banda As Faces.  A banda se encontra em fase de produção de seu segundo EP demo, que deve compor o primeiro disco cheio do grupo, a sair até o final do ano de 2012. A previsão de lançamento para o EP é em abril de 2012, será lançado virtualmente.

 

Leia a letra e veja o clipe abaixo.

 

O Fardo

Letra: Teko Martins

Música: Teko Martins & Alexandre Brandão

Arranjos: Bonsalvage

 

Quem te olhar e não te ver

Vai ver que ela não voltou

Sem mais quem possa te dizer

Onde ela desviou

Pra fugir, pra chorar, deixar o que ficou

Pra dormir, pra sonhar, juntar o que restou

 

Se no teu peito aconteceu

De sobrar só ilusão

Carrega o fardo que é só teu

Já que não tens condição

De fugir, de chorar, deixar o que ficou

De dormir, de sonhar, juntar o que restou

 

Olha pro céu vamos ficar pra que fugir

‘Me dá’ tua mão que a angustia então não há de vir

Olha pro céu vamos ficar pra que fugir

‘Me dá’ tua mão que a angustia então não há de vir

 

Contatos:

Telefone: 91-8112-2481

E-mail: bonsalvage@gmail.com

Conexão Vivo

Toque no Brasil 

27 de fevereiro, 2012 - 06h34
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (6):

X47TouV0Fb

If you're reading this, you're all set, paerdnr!

X47TouV0Fb

If you're reading this, you're all set, paerdnr!

X47TouV0Fb

If you're reading this, you're all set, paerdnr!

8cRbqow9a

Articles like these put the consumer in the driver seat-very imoattpnr.

8cRbqow9a

Articles like these put the consumer in the driver seat-very imoattpnr.

8cRbqow9a

Articles like these put the consumer in the driver seat-very imoattpnr.


contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem