Pará Musical
Publicidade texto
Menu Musical  

Do folclore ao erudito

Fábio Cavalcante é reconhecido pelo seu amplo estudo sonoro

Por Vívian Carvalho. Foto: Ana Flor
Fábio Cavalcante ao lado de Mestre Cardoso (de chapéu)

Formado em música pela Universidade Estadual do Pará (UFPA), Fábio Cavalcante é um ávido pesquisador de sons e arranjos dos mais diversos tipos.

Seus trabalhos têm como referências desde o folclore paraense e boi bumbás até estudos sobre Doristi - nome de uma escala usada na Grécia antiga. O amplo estudo sonoro soma-se a aptidão que Fábio tem para tocar vários instrumentos.

O músico toca guitarra e sax desde criança, aos 16 anos se profissionalizou na Flauta e, depois, passou a dominar os softwares de edição.

O talento de Fábio chamou a atenção do antropólogo Hermano Vianna, que em 2010 escreveu em sua coluna no Jornal O Globo: “A cada audição eu ficava mais confuso e fã (de Fábio Cavalcante). Parecia música eletroacústica, mas tinha elementos de canção, salpicados de referências ao folclore paraense. Tudo isso misturado de forma bem pessoal, sem paralelo próximo com nenhum outro compositor, brasileiro ou não”, disse Vianna.

Fábio Cavalcante já lançou os CDs “Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno”(2011), “Do meio do século XX para o XXI”(2011), “Fábio Cavalcante Vol. 1(2001)”, “Vol. 2 (2003)”, “Vol. 3 (2005)”, “Doristi (2006)” e “Fábio Cavalcante Vol. 5 (2009)”.

Natural de Belém, o pesquisador, de 35 anos de idade, se formou em música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e hoje mora em Santarém.

 

05 de dezembro, 2011 - 07h40
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem