Pará Musical
Publicidade texto
Menu Musical  

Pianista de renome internacional

Marília Caputo toca pela Europa, América Latina e Estados Unidos e já se apresentou ao lado de renomados artistas

Marília começou a tocar aos 8 anos de idade
“Marilia Caputo tem invejável talento musical e um domínio assaz louvável da técnica pianística. Admirei dela a qualidade de som que extrai do piano, coisa raríssima de ser encontrada, especialmente nos jovens pianistas da atualidade”, disse o compositor brasileiro, Francisco Mignone, depois de ouvir a jovem pianista Marília Caputo em um concerto na Sala Arnaldo Estrela, no Rio de Janeiro.                                     

Já o renomado pianista brasileiro, Nelson Freire, elogiou a facilidade com que Marília toca o instrumento: “Eu fiquei impressionado principalmente pelo seu talento natural para o piano”.

Recentemente admitida no Doutorado em Performance na Rutgers University (New Jersey-USA) a pianista brasileira, Marília Caputo, iniciou seus estudos de piano aos oito anos no Conservatório Carlos Gomes, em Belém-PA. Neste mesmo ano embarcou com sua família para os Estados Unidos, dando continuidade aos estudos de piano com a ProfessoraJanice Sharon, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Logo depois, estudou com o Professor Val Underwood, especialista em técnica pianística.

Com apenas 10 anos tocou no Olive House e no Faulkner Gallery, (Stª Bárbara–Califórnia). Aos 11 anos de idade foi uma das vencedoras do Young Artists Competition e, no ano seguinte, foi convidada para tocar no encontro anual da Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara. Também participou de uma série de aulas públicas gravadas para a TV Educativa, no Steinway Hall, em Los Angeles, onde tocou para o renomado pianista argentino, Eduardo Delgado.

De volta ao Brasil, aos 14 anos, ganhou inúmeros prêmios na Competição Villa-Lobos, entre os quais o de melhor intérprete de Villa-Lobos. Participou de Master Classes com renomados pianistas, entre eles, Oleg Maisenberg, Hans Graff, Nelson Freire, Vladimir Viardo e Richard Goode.

Foi bolsista por sete anos do prestigiado Tchaikovsky Conservatory de Moscou, Rússia, tendo sido agraciada com uma bolsa do governo russo, após vencer uma competição realizada na UFRJ (Brasil).  Ainda na Rússia concluiu seu Mestrado, sob a orientação de Alexander Shtarkman e da Professora Ludmila Roschina, pupila do pianista/compositor Samuil Feinberg.

Em Baltimore (USA) concluiu seu Graduate Performance Diploma no Peabody Conservatory, sob a orientação de Boris Slutsky, e foi premiada com a Bolsa de Estudos “Virtuose”, do Ministério da Cultura Brasileiro.

Marília toca como solista e camerista pela Europa, América Latina e Estados Unidos e já se apresentou com renomados artistas como Koh-Gabriel Kameda; São Paulo String Quartet; Reginaldo Pinheiro; Antonio Del Claro; Daniel Guedes; Ignace Jang; Barbara Switalska; Juliana Gondek, entre outros. Além de ter desenvolvido intensa atividade pedagógica em sua cidade natal ocupando a cátedra de música de câmara do curso do Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará.

Participa de diversos Festivais Internacionais, tais como Peppedime University Festival (Estados Unidos); Festival de Música de Câmera do Norte (Brasil); Festival Internacional de Música de Câmera do Pará (Brasil); Summit Festival (Estados Unidos) and Hawaii Performing Arts Festival (Estados Unidos). Dentre os lugares onde se apresentou estão: Nova York, Rússia, Áustria e Rio de Janeiro. 

Foto: Luiz Cláudio Lacerda  

24 de agosto, 2011 - 09h28
Nome
E-mail
Mensagem

Comentários (0):

Nenhum comentário publicado.

contato@paramusica.com.br

Escreva-nos!

Mensagem